No dia 6 de fevereiro, o Centro Universitário Católica SC, com sede em Joinville, ocorreu o Seminário Acadêmico Catequese Matrimonial, evento que marcou o encerramento da primeira turma da Pós-Graduação em Catequese Matrimonial.
O evento reuniu especialistas, agentes pastorais e representantes da pastoral familiar para refletir sobre os desafios contemporâneos da preparação para o sacramento do Matrimônio e o acompanhamento das famílias na vida da Igreja.
Transmitido ao vivo pelo canal institucional do centro universitário, o encontro reuniu teólogos, canonistas, agentes pastorais e formadores comprometidos com uma compreensão da preparação para o matrimônio, em sintonia e dedicados a aprofundar conhecimentos sobre os ensinamentos do Magistério acerca do tema. O vídeo da gravação do evento, com mais de 6 hora de duração, está disponível no youtube do Católica SC.
Entre os conferencistas e temas do evento, destacam-se:
Pe Edwin Casadiego, Dr. Decano da Seção Brasileira do Pontifício Instituto João Paulo II e professor do programa de Mestrado e Doutorado em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador.
Marlon Derosa, MSc. Professor da Pós-Graduação em Catequese Matrimonial no Centro Universitário Católica SC, e também professor da pós-graduação em bioética e diretor no Instituto Pius.
Ana Derosa, Dra. Professora da Pós-Graduação em Catequese Matrimonial no Centro Universitário Católica SC, e também professora da pós-graduação em bioética do Instituto Pius.
André Parreira, Dr. Professor e coordenador da Pós-Graduação em Catequese Matrimonial no Centro Universitário Católica SC e escritor de diversos livros sobre matrimônio e família.
Além dos conferencistas, o evento contou com uma mesa-redonda com o tema “Desafios da Catequese Matrimonial na vida diocesana“, mediada pelo Prof. Dr. André Parreira. Participaram deste debate: Frei Nilo Agostini, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar do Regional Sul 4/Estado de Santa Catarina., O casal Maurício Garcia e Daniela, coordenadores da comissão regional Sul 4 (Santa Catarina) e o casal José Carlos e Bernadete, coordenadores da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Joinville, que representaram a Arquidiocese no evento.
O arcebispo da Arquidiocese de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach, esteve presente durante todo o evento e fez um pronunciamento ressaltou a relevância do seminário para a Igreja local. Além disso, o evento contou com a participação de diversos agentes da Pastoral Familiar e membros da coordenação da Pastoral Familiar Arquidiocesana, incluindo Marlon e Ana (Serviços à Vida), Marcelino e Zaira (Pré-Matrimônio) e Katia (Comunicação e Secretaria).
O evento foi marcado por reflexões acadêmica e práticas da formação em catequese matrimonial, o chamado da Igreja por um catecumenato matrimonial, teologia do corpo como chave de leitura da sexualidade humana e os desafios contemporâneos impostos pelo materialismo, pelo individualismo e pela fragmentação das relações, entre outros temas.
O conteúdo dessas palestras deste primeiro seminário deverão ser publicados, em breve, na forma de texto, para maior disseminação como anais do 1º Seminário de Catequese Matrimonial.
O seminário foi concluído com a apresentação dos trabalhos de intervenção pastoral desenvolvidos pelos formandos da pós-graduação. Entre os trabalhos apresentados, os participantes puderam acompanhar tanto os resultados de pesquisas documentais e estudos, como inclusive, pesquisas com levantamentos de dados inéditos, tanto de realidades pastorais do Brasil quanto do exterior. Esses trabalhos manifestam a dedicação do time de professores e alunos, aliando experiência pastoral e estudo acadêmico, em vista de atender ao chamado por um verdadeiro catecumenato em preparação para o matrimônio.
Assista a gravação do evento com seu conteúdo completo:

