Participe gratuitamente nos grupos de WhatsApp Catecumenato Matrimonial 

Nestes grupos o professor André Parreira fornece recursos gratuitos e dicas sobre este tema tão relevante para as nossas famílias.

Como comprar

livro de encontros de preparação

A Pius Edições é a editora oficial do livro Matrimônio: Encontros de preparação – catecumenato matrimonial. Atendemos diretamente paróquias, dioceses, agentes de pastoral e leitores, através do site e do atendimento por WhatsApp, Telefone ou E-mail.

TUDO PARA CATECUMENATO MATRIMONIAL

Temos uma ampla gama de livros e formações para o Catecumenato Matrimonial, que inclui além do livro dos encontros de preparação, outros livros como o Material de Apoio MEP, o livro Paternidade Responsável, o livro EPVM na dinâmica pastoral, obras como Perguntas & Respostas e o livro de Encontros de Aprofundamento.

Ver mais.

encontros de aprofundamento

Temos disponíveis alguns encontros para download e também o livro de Encontros de Aprofundamento, com 10 encontros para uso após os 12 encontros do livro Matrimônio: Encontros de preparação. Ou seja, são encontros de aprofundamento que podem ser usados tanto para setores pré-matrimonial quanto pós-matrimonial. 

Clique aqui e confira os Encontros de Aprofundamento

Depoimentos

Em 2019 a Arquidiocese Ribeirão Preto adotou como catequese matrimonial o texto de André e Karina “Matrimônio: encontros de preparação” precedida de uma Carta Pastoral. Foi a melhor decisão de nossa Igreja Particular em relação a evangelização da família. Já estamos colhendo bons frutos da aplicação desta Catequese Matrimonial

Dom Moacir Silva / Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto.

Uma riqueza de catequese matrimonial. O material do casal Parreira foi um divisor de águas em nossa arquidiocese. Estamos agora iniciando a implantação dos encontros de aprofundamento, de André Parreira.

Luan e Luana Gonçalves / Casal Coord. Forâneo Sul Arq. Florianópolis

“A metodologia consiste em preparar vários encontros e que sejam dialogais. Os noivos se deixam envolver muito mais, com maior confiança e segurança.”

Dom Wilson Tadeu / Arcebispo da Arquidiocese, de Florianópolis

“É uma metodologia que torna mais suave, mais atraente e mais dinâmica a preparação para a vida matrimonial pois tira aquele aspecto de aula que torna cansativo a preparação.”

Dom Antônio Augusto / Bispo Auxiliar, da Arquidiocese do Rio de Janeiro

“Parabéns pelo lindo trabalho pelas futuras famílias!”

Este método é ótimo pois além de ensinarmos o correto para os noivos, nós também temos a oportunidade de melhorarmos cada dia mais, pois aprendemos muito com o livro, inclusive amadureceu em nós a vontade de termos mais filhos, hoje temos 2 filhos, entre outras coisas que já mudamos na nossa vida.

Jucielli Wille / Agentes de Pastoral

“A preparação para o casamento antes de ser uma exigência pastoral é uma necessidade de todos os que buscam a felicidade no amor conjugal. Este livro traz a proposta da Pastoral Familiar que tem sido um instrumento de evangelização de muitos casais na preparação matrimonial, transformando vidas e tecendo um futuro mais sólido! Acreditamos que através dele teremos noivos mais conscientes de sua vocação, abraçando com alegria a missão de, como família, ser ‘Sal da terra e Luz do mundo’ e mostrando para a sociedade a diferença que faz viver em família segundo o modelo da Sagrada Família de Nazaré.”

Dom João Bosco / Bispo da Diocese de Osasco

BLOG PREPARAÇÃO PARA VIDA MATRIMONIAL

Notícias Família e Matrimônio Preparação para o Matrimônio

Catequese matrimonial é destaque em reportagem da ACI Digital

O grupo de mídia católica internacional, ACI Digital, destacou em reportagem os frutos belíssimos que [...]

Preparação para o Matrimônio

O que o Papa Francisco diz sobre preparação para o matrimônio e o ” curso de noivos “

O que o Papa Francisco diz sobre a preparação para o matrimônio ? Papa Francisco [...]

Preparação para o Matrimônio

A catequese matrimonial faz parte da preparação próxima ou imediata?

Preparação para o Matrimônio

Há um número ideal de casais por grupo de catequese matrimonial?

Preparação para o Matrimônio

Casais de namorados podem participar da catequese matrimonial?

Dúvidas Essenciais

Com a motivação do Ano Amoris Laetitia e o Encontro Mundial das Famílias, fizemos uma grande revisão no livro. A estrutura continua a mesma, como o tamanho das reuniões, a leitura partilhada, as tarefas e os temas. As alterações foram:

a) Dividimos alguns encontros em dois, pois a experiência mostrou que estavam longos e tratavam temas que precisam ser contemplados separadamente com maior profundidade:

– Encontro 3 dividido em dois: em um encontro para abordar 6 sacramentos e outro encontro somente o sacramento do matrimônio.

– Encontro 4 dividido em dois: um para abordar a celebração do matrimônio em outro encontro e em outro as questões jurídicas e canônicas.

b)Os textos foram revisados e melhorados para serem mais claros, simples e também mais profundos. Alguns títulos de encontros foram também alterados.

c) A sequência foi alterada, ficando assim:

Encontro 1. O amor conjugal
Encontro 2. Conhecimento, diálogo e amizade: a harmonia conjugal
Encontro 3 – Os sacramentos
Encontro 4 – O Sacramento do Matrimônio
Encontro 5 – O Matrimônio no Direito Canônico
Encontro 6 – A celebração do Matrimônio
Encontro 7 – Viver a fé no cotidiano da família
Encontro 8 – Matrimônio e a administração do lar
Encontro 9 – A sexualidade na vida matrimonial
Encontro 10 – Filhos: os mais belos frutos do Matrimônio
Encontro 11 – Regulação da Natalidade
Encontro 12 – Reflexões sobre a Educação dos Filhos

d) Renovamos alguns textos, vídeos e livros indicados ao final de cada encontro, bem como exploramos mais recursos como QR Codes para indicar materiais complementares.

Sim, ele foi construído a partir da vivência dos Encontros de Preparação para o Matrimônio na forma de acolhimento dos noivos. Esta modalidade está em sintonia com as orientações da Igreja conforme os Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial, publicado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida em 15/06/2022. Ele não é a totalidade do catecumenato, mas um subsídio para a Etapa Próxima, a etapa obrigatória que ainda é conhecida como Encontros ou Cursos de Noivos. O novo documento da Igreja propõe a ampliação da preparação, para que todas as dioceses possam atender as 3 etapas, mas não alterou a etapa próxima, já contemplada pelo livro, tanto em sua versão anterior quanto a nova versão.

Mas reforçamos que estes encontros não devem ser uma oferta isolada na vida paroquial. O ideal é que estejam dentro de uma estrutura ampla na paróquia, onde também aconteçam diversas iniciativas da Preparação Remota e que também exista a Preparação Imediata.

Os subsídios fornecidos pela CNPF são ótimos materiais de apoio às dioceses e paróquias, especialmente nas questões de estruturação a animação das atividades da Pastoral Familiar.

Contudo, não são Magistério da Igreja e, desta forma, não podem ser a única fonte de formação. Existem diversas iniciativas a serem valorizadas, principalmente em um país com mais de 200 milhões de pessoas.

Na Amoris Laetitia, o Papa Francisco diz que “Há várias maneiras legítimas de organizar a preparação próxima para o matrimônio e cada Igreja local discernirá a que for melhor”(AL207). Assim, segundo as realidades locais e as preferências do bispo e de sua equipe diocesana, não há necessidade de uma uniformidade nacional desde que os fundamentos sejam respeitados, ou seja, que seja uma maneira legítima.

Desta forma, cada diocese é livre para fazer sua opção, desde que sejam materiais em sintonia com o Magistério da Igreja. E isso sempre foi assim, diversas dioceses no Brasil já produzem seus próprios materiais. Segundo o documento Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial, publicado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida em 15/06/20: “como se disse, corresponde a cada diocese elaborar ou repensar seu próprio itinerário de preparação para o matrimônio” (16).

O documento também pede que os materiais sejam “testados”(conf. 17) antes de serem amplamente utilizados .Também neste quesito o livro traz segurança às dioceses, pois sua primeira versão – publicada pela CNPF durante 6 anos – já foi utilizado por dezenas de dioceses e por mais de 100.000 casais. Além disso, muitas dioceses já relataram os benefícios de sua utilização.

Seus autores (André e Karina Parreira) já foram membros da Comissão Nacional da Pastoral Familiar como casal referencial nacional, possuem um livro sobre a preparação para o Matrimônio recomendados pelo Dicastério da Família e foram convidados por este dicastério a fazerem uma das conferências do Encontro Mundial das Famílias em Roma, em 2022.

Os subsídios fornecidos pela CNPF são ótimos materiais de apoio às dioceses e paróquias, especialmente nas questões de estruturação a animação das atividades da Pastoral Familiar.

Contudo, não são Magistério da Igreja e, desta forma, não podem ser a única fonte de formação. Existem diversas iniciativas a serem valorizadas, principalmente em um país com mais de 200 milhões de pessoas.

Na Amoris Laetitia, o Papa Francisco diz que “Há várias maneiras legítimas de organizar a preparação próxima para o matrimônio e cada Igreja local discernirá a que for melhor”(AL207). Assim, segundo as realidades locais e as preferências do bispo e de sua equipe diocesana, não há necessidade de uma uniformidade nacional desde que os fundamentos sejam respeitados, ou seja, que seja uma maneira legítima.

Desta forma, cada diocese é livre para fazer sua opção, desde que sejam materiais em sintonia com o Magistério da Igreja. E isso sempre foi assim, diversas dioceses no Brasil já produzem seus próprios materiais. Segundo o documento Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial, publicado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida em 15/06/20: “como se disse, corresponde a cada diocese elaborar ou repensar seu próprio itinerário de preparação para o matrimônio” (16).

O documento também pede que os materiais sejam “testados”(conf. 17) antes de serem amplamente utilizados .Também neste quesito o livro traz segurança às dioceses, pois sua primeira versão – publicada pela CNPF durante 6 anos – já foi utilizado por dezenas de dioceses e por mais de 100.000 casais. Além disso, muitas dioceses já relataram os benefícios de sua utilização.

Seus autores (André e Karina Parreira) já foram membros da Comissão Nacional da Pastoral Familiar como casal referencial nacional, possuem um livro sobre a preparação para o Matrimônio recomendados pelo Dicastério da Família e foram convidados por este dicastério a fazerem uma das conferências do Encontro Mundial das Famílias em Roma, em 2022.

Os subsídios fornecidos pela CNPF são ótimos materiais de apoio às dioceses e paróquias, especialmente nas questões de estruturação a animação das atividades da Pastoral Familiar.

Contudo, não são Magistério da Igreja e, desta forma, não podem ser a única fonte de formação. Existem diversas iniciativas a serem valorizadas, principalmente em um país com mais de 200 milhões de pessoas.

Na Amoris Laetitia, o Papa Francisco diz que “Há várias maneiras legítimas de organizar a preparação próxima para o matrimônio e cada Igreja local discernirá a que for melhor”(AL207). Assim, segundo as realidades locais e as preferências do bispo e de sua equipe diocesana, não há necessidade de uma uniformidade nacional desde que os fundamentos sejam respeitados, ou seja, que seja uma maneira legítima.

Desta forma, cada diocese é livre para fazer sua opção, desde que sejam materiais em sintonia com o Magistério da Igreja. E isso sempre foi assim, diversas dioceses no Brasil já produzem seus próprios materiais. Segundo o documento Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial, publicado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida em 15/06/20: “como se disse, corresponde a cada diocese elaborar ou repensar seu próprio itinerário de preparação para o matrimônio” (16).

O documento também pede que os materiais sejam “testados”(conf. 17) antes de serem amplamente utilizados .Também neste quesito o livro traz segurança às dioceses, pois sua primeira versão – publicada pela CNPF durante 6 anos – já foi utilizado por dezenas de dioceses e por mais de 100.000 casais. Além disso, muitas dioceses já relataram os benefícios de sua utilização.

Seus autores (André e Karina Parreira) já foram membros da Comissão Nacional da Pastoral Familiar como casal referencial nacional, possuem um livro sobre a preparação para o Matrimônio recomendados pelo Dicastério da Família e foram convidados por este dicastério a fazerem uma das conferências do Encontro Mundial das Famílias em Roma, em 2022.