Catequese Matrimonial, um pedido do Papa Francisco e um dever da Igreja

Catequese Matrimonial, um pedido do Papa Francisco e um dever da Igreja

Catequese matrimonial na forma de encontros de preparação: um pedido do Papa Francisco!

Em 2022, o Vaticano, por meio do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, lançou um novo documento sobre o catecumenato para a vida matrimonial – chamado “Itinerários Catecumenais para a vida matrimonial. Diretrizes Pastorais para Igrejas particulares”.

Neste documento, a Igreja destaca a necessidade de “um novo catecumenato”.

Isso é algo que o Papa vem pedindo, ao ressaltar que a preparação para o matrimônio deve ser uma verdadeira catequese, um catecumenato e não apenas um encontro de um ou dois dias.

Para muitos, isso parece uma novidade. Mas a catequese matrimonial é uma orientação antiga que ainda não foi implantada em muitos locais. Por isso, nesse documento, a Igreja renova seu pedido e o complementa com ainda mais clareza.

O documento reforça as etapas da preparação e o cuidado não somente com a etapa próxima – mais conhecida como os encontros de preparação – mas também com a etapa remota e a imediata.

Embora muitos candidatos ao matrimônio estejam pensando mais nos preparativos da festa do que no discernimento, é papel da Igreja lembrá-los e auxiliá-los nesta etapa próxima, para que iniciem a vida matrimonial com consciência do compromisso que é assumido.

Encontros de preparação para a vida matrimonial não são apenas para noivos !

Um dos pontos mais importantes é que a etapa próxima não seja restrita aos “noivos” ou àqueles que já preparam o casamento, mas que seja aberta a todos os “candidatos ao matrimônio”, o que também inclui os namorados maduros e os coabitantes que pensam em se casar.

Outro destaque do documento é para que esta etapa de catequese matrimonial tenha duração de aproximadamente um ano.

Esta duração favorece o amadurecimento dos casais em temas delicados que muitas vezes, sabemos, eles acabam aprendendo só nos encontros de preparação para o matrimônio e precisam de tempo para reflexão e amadurecimento.

O prefácio do Papa Francisco destaca:

É um documento para todos da pastoral familiar!
O novo catecumenato para o matrimônio visa fazer com que a preparação não seja demasiado superficial.
– “os casais deparam-se com o risco real de celebrarem um casamento nulo ou com bases tão frágeis que desmorone em pouco tempo”.
A Igreja deve dedicar tempo a estes casais. E… “Dedicar tempo é sinal de amor: se não dedicarmos tempo a uma pessoa, é sinal de que não a amamos”

Além destes destaques, compartilha conosco o Papa:

É algo que me vem muitas vezes à mente quando penso que a Igreja dedica muito tempo, anos, à preparação dos candidatos ao sacerdócio ou à vida religiosa, mas tão pouco tempo, não mais do que algumas semanas, aos que se preparam para o matrimônio.”

E dentre muitos ensinamentos, o Papa conclui seu prefácio clamando: Iniciemos processos de renovação pastoral!”


Curso Gratuito sobre o Catequese Matrimonial

Para dar amplo conhecimento deste rico documento publicado pela Santa Sé, pelo Dicastério para o Leigos, a Família e a Vida, a Pius Edições organizou o curso especial sobre este tema do Catecumenato Matrimonial, abordando não somente a etapa próxima, mas todas as etapas da preparação para o matrimônio.

Não perca esta oportunidade, pois as vagas são limitadas. Apenas a 1ª turma do curso terá o benefício de fazer o curso gratuitamente. O curso é 100% On-Line, com aulas em vídeo e áudio, contando com material complementar. Basta você se inscrever clicando aqui para acessar a página de inscrição.

Brasil tem grandes experiências de catequese matrimonial

Há vários anos, existem grandes experiências de catequese matrimonial no Brasil.

Especialmente na etapa próxima, diversas dioceses e paróquias em todo o país vêm buscando abandonar o modelo antigo, de poucos encontros, para oferecerem uma formação mais completa e bem alinhada à necessidade da Igreja e dos casais.

A partir do final da década de 1990, começaram a surgir materiais para guiar a catequese matrimonial na etapa próxima – os chamados encontros de preparação para vida matrimonial. Eles foram preparados por casais, sacerdotes, comissões diocesanas e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar.

Atualmente, há mais de uma dezena desses materiais em uso em todo o país.

O novo documento do Dicastério faz um grande incentivo para que as dioceses tenham a liberdade de escolher ou até criar seus próprios materiais, pois a Igreja não instituiu um único material, nem obriga a usar um em específico.

O importante, para estar em comunhão com as diretrizes da Santa Sé, é que a preparação seja feita de maneira alinhada aos ensinamentos da Igreja e na dinâmica que prepare bem os casais!

Um dos materiais que mais se disseminou no Brasil é o livro Matrimônio: Encontros de preparação – catecumenato matrimonial, escrito pelo casal Karina Parreira e André Parreira.

Ele foi inovador em sua praticidade, simplicidade de uso e fidelidade ao Magistério da Igreja. Por isso, foi muito bem acolhido e contribuiu na transformação da catequese matrimonial em todo o país, tendo alcançado mais de 100.000 casais em poucos anos.

Totalmente alinhado aos ensinamentos da Igreja, o livro tem dinâmica de leitura partilhada, que permite participação ativa de cada casal.

É um material didático e eficaz, que não deixa o encontro cansativo, mas animador.

E o livro não exige que os agentes de pastoral familiar sejam exímios palestrantes, pois a parte deles também é guiada.

Este livro, antes publicado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar, agora é publicado pelas Pius Edições e foi totalmente atualizado.

Uma guia seguro para os ensinamentos da Igreja

Uma das vantagens da didática do livro Matrimônio: Encontros de preparação é transmitir os ensinamentos da Igreja de forma simples.

Sabemos que não é tarefa simples para os agentes fazerem, eles mesmos, apresentações e palestras dos temas necessários à catequese matrimonial.

De um lado, não podemos esperar que todos os agentes tenham esta habilidade, de outro lado, não podemos deixar de transmitir a doutrina e promover as necessárias reflexões sobre o Matrimônio.

Atribuir este encargo a todos os milhares agentes – catequistas matrimoniais – é incorrer no risco de a doutrina da Igreja ser ensinada de forma incompleta e até com erros. Talvez também seja por isso que o número de catequistas matrimoniais é reduzido e não há grande oferta de “mão de obra” nas paróquias, comprometendo a disponibilidade da preparação.

A escassez de agentes vem sendo identificado como um dos grandes desafios da Pastoral Familiar no Brasil.

E foi compreendendo esta realidade que o guia “Matrimônio: Encontros de preparação” agrega inúmeras vantagens:

1. É um guia seguro e fácil de aplicar.

2. É um material dinâmico, que não cansa os casais.

3. É o material mais bem testado do Brasil, já utilizado por milhares de casais.

Diversos agentes de pastoral, sacerdotes e bispos atestam os benefícios de se utilizar este material, como o arcebispo de Ribeirão Preto, SP quem na apresentação da nova edição do livro, afirma:

Em 2019 a Arquidiocese Ribeirão Preto adotou como catequese matrimonial o texto de André e Karina “Matrimônio: encontros de preparação” precedida de uma Carta Pastoral. Foi a melhor decisão de nossa Igreja Particular em relação a evangelização da família. Já estamos colhendo bons frutos da aplicação desta Catequese Matrimonial.”

Dioceses e Paróquias adquirem os livros em lote com preço reduzido

A Pius Edições é a editora que lançou a nova edição do livro e é uma editora criada com o intuito de evangelização.

Como o livro é adquirido frequentemente pelas paróquias em lotes de 10 livros, 30, 50 unidades ou mais, há uma política de descontos que vai crescendo conforme o tamanho do pedido da pastoral.

Isso faz com que o custo por livro seja muito atrativo, permitindo que as paróquias forneçam um livro para cada casal candidato ao matrimônio e este seja um material de trabalho para os encontros de preparação.

Em muitos casos, a confecção de materiais pela diocese acabariam tendo custo superior ao de adquirir este guia, que é muito bem testado e aprovado, utilizado de forma mais ampla.

Apoio para a implantação dos encontros

Muitas dioceses vêm mudando o modelo, abandonando os encontros de final de semana e adotando 10 ou 12 encontros.

No início, pode haver uma certa resistência da parte de alguns, mas percebendo a importância do apelo do Papa Francisco e como é prático aplicar a dinâmica, a resistência acaba.

Nós temos trabalhado para dar apoio a paróquias e dioceses que estejam no modelo antigo e queiram adotar o formato de 12 encontros. 

Este apoio é como uma mentoria, uma consultoria, totalmente gratuita.

Ela pode ser apenas on-line, mas pode incluir formações na paróquia ou diocese presencialmente.

Quem vai acompanhar são agentes de pastoral com vasta experiência e tudo é alinhado conforme o desejo Pároco, como deve ser o serviço pastoral.

O contato para pedir apoio na implantação do novo modelo de encontros é feito pelo WhatsApp. Basta clicar aqui para conversar com nossa equipe e ter mais informações sobre esta mentoria gratuita.

A catequese matrimonial é um tema muito importante e muito caro à Igreja. Como diz o Papa Francisco, é um dever da Igreja preparar estes casais. E quem atua neste serviço sabe como é gratificante ver os resultados.

Inscreva-se em nosso mailing e faça parte do grupo do WhatsApp da Pius Edições.

Finalize sua compra na Pius

Para concluir sua compra, preencha seus dados abaixo e aproveite esta promoção!

× Como posso te ajudar?