Igreja Católica, o Padre e a Confissão: na Bíblia e na nossa vida

Igreja Católica o Padre e a Confissão na Bíblia e na nossa vida

Jesus Cristo nos deixou todo um percurso e meios nesta vida para buscar nossa santificação.

Neste artigo a Igreja Católica, o Padre e a Confissão: na Bíblia e na nossa vida você vai encontrar as principais citações bíblicas que fundamentam a figura Igreja Católica, o Papa e o sacramento da Confissão. De forma objetiva, para ser breve, trazemos as citações bíblicas que fundamentam a fé católica e pequenas reflexões e provocações lógicas importantes para a fé.

O Papa

Em Mateus 16, 18, Jesus disse:

São Mateus 16:18

“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

Assim, Pedro é instituído primeiro Papa.

Continua a Bíblia em

Mt, 16, 19.

“São Mateus 16:19

Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”

Este ensinamento é repetido por Jesus em Mateus 18, 18, dois capítulos a frente.

Em João 1, 42: Jesus diante de Pedro tinha “fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas (que quer dizer pedra).”

Por estes versículos temos a criação da Igreja e o pontificado de Pedro. O termo Pontificado remete à “ponte”. Os papas são pontífices. A Igreja é a ponte para a nossa salvação em Cristo.

Após a ressurreição Jesus confirma o reinado de Pedro ao delegar a ele a função de apascentar as suas ovelhas.

São João 21, 15:

“Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.”

Além de confirmar sua função de Papa, Jesus pergunta se Pedro o ama mais que os outros, indicando o grande chamado para seus padres e em especial o Papa, para que amem a Jesus mais do que os demais membros da Igreja. 

Uma grande responsabilidade, que reforça a importância da entrega total dos sacerdotes.

O primado de Pedro e o estabelecimento da Igreja de Cristo em Roma também é confirmada em outros documentos antiquíssimos como, por exemplo, na Carta de São Clemente Romano aos Coríntios, que data do ano 90 d.C.

O sacramento da Confissão

E onde está o sacramento da Confissão na Bíblia?

Após a ressurreição, Jesus encontra os discípulos e diz:

João 20, 23

“Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.”

Como interpretar isso sem a Confissão? 

Podemos, diante disso, dizer que basta se confessar com Deus, sozinho?

Não faz sentido. A frase é clara: Jesus usa o termo “a quem”, ou seja, não pode se aplicar a mim mesmo, há um terceiro. É preciso alguém que represente Jesus e este alguém são os Apóstolos e seus sucessores conforme o texto bíblico registra o ensinamento direto de Jesus. 

Alguns podem dizer que preferem confessar-se com Deus diretamente, evitando a confissão. Mas então devem se perguntar: quem garante que Deus me perdoa deste pecado? O Sacramento da Confissão dá justamente esta segurança. E o que está em jogo é a salvação eterna.

O sacramento da Ordem e a sucessão apostólica.

“Ele escolheu doze”, E os envio para pregar. (Mc 3,13-16).

Jesus lhes deu ordem e poder de agirem como se fosse Ele mesmo: 

“Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos rejeita a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou” (Lc 10,16).

Além disso, Jesus ratifica isso na Santa Ceia ao dizer aos Apóstolos:

Fazei isso em memória de mim” (Lc 22,19), 

E a Sucessão Apostólica é confirmada Diversas vezes, como em Atos, 19, 6:

“quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles, e falavam em línguas estranhas e profetizavam.”

Poderia citar outros trechos, na criação das igrejas em Atos, Tito, 1 Timóteo e em outros momentos do Novo Testamento.

O poder de Jesus conferido aos Apóstolos também é confirmado por inúmeros relatos de prodígios por eles realizados, de modo que fica clara a existência dos Apóstolos de Cristo.

A Igreja é, então: católica Apostólica Romana, porque segue a sucessão apostólica onde a imposição de mãos segue uma linha (sucessão) contínua desde Cristo até cada padre da sua Paróquia.  A unidade da Igreja e a sucessão apostólica dão aos fiéis uma segurança.

Tal linha contínua conecta você a Cristo, por meio da Igreja e do padre.

Lembre disso quando você for à Paróquia do seu bairro.

E prepare-se para a Confissão.  E arrependido, após a absolvição, tenha a certeza de que teus pecados serão perdoados por Cristo misericordioso que age naquele momento pelo Apóstolo d’Ele ali presente.

E se o padre for um pecador? Devo me confessar com ele?

Quem não for pecador que atire a primeira pedra. Certamente, os padres também cometem pecados, mas isso não impede que Deus realize o que prometeu realizar por meio dele.

Inclusive vimos a citação da última Ceia, quando Jesus disse “Fazei isso em memória de mim”, confirmando a delegação deste poder a eles.

E o que aconteceu depois disso? Judas Iscariotes o traiu, Pedro o negou três vezes (E Jesus sabia disso já naquele momento, pois neste capítulo adverte sobre o traidor entre eles). 

Dos doze apóstolos, no Calvário, só estava presente o apóstolo João! Todos os demais o abandonaram.

Mesmo assim Jesus aparece a eles após a Ressureição e depois disso ratifica a fundação da Igreja e o primado de Pedro (como vimos na citação – apascenta as minhas ovelhas!)

Portanto, temos a prova de que mesmo com grandes pecados, um sacerdote continua tendo seu poder, ainda que seja lamentável e triste ver homens de Deus cometendo pecados graves.

Esquivar-se da confissão ou da relação com a Igreja porque há na igreja padres ou leigos pecadores é uma fuga.  Lembre de outro trecho da Bíblica:
“Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão”. (Mateus 7, 5)

Assim, portanto, ao fiel, cabe ser fiel  (com o perdão da redundância).

Cabe a nós a fidelidade total na fé em todas as palavras de Jesus. 

Não é coerente aderir só a alguns trechos, algumas frases ditas por Jesus, não é mesmo? Sejamos fiéis seguidores, aderindo a toda mensagem!


Compartilhe este texto!


Você quer saber mais sobre a fé católica? confira os livros sobre Apologética e Fé Católica.

Muitos católicos ainda têm dificuldades sobre temas centrais da doutrina da Igreja. Se este é o seu caso, não procrastine a sua formação católica.

Todos nós precisamos conhecer mais sobre nossa fé continuamente.

Conhecendo melhor nossa fé, teremos maior progresso espiritual.

Além disso, poderemos evangelizar, tirando dúvidas das pessoas que têm menor conhecimento que nós.

Católicos precisam ter uma biblioteca católica para consultas
Um bom católico precisa ter em casa bons livros. Ainda que não tenha lido todos os títulos da prateleira, algo que pode demorar alguns meses ou anos, é necessário ter as fontes de consulta.

Assim, você saberá onde procurar as respostas.

O mínimo para ser um católico

Um dos grandes sucessos de vendas da Pius é o livro O mínimo que você precisa saber para ser um católico.

Este livro apresenta 60 questões na forma de perguntas e respostas, para leitura rápida, objetiva e bem fundamentada.

Este é um livro fundamental para catequistas, e para quem deseja ser um bom católico e amar a Deus cada dia mais.

Preparamos um combo de livros que você pode comprar o kit completo por WhatsApp e ganhar frete grátis.

Ou se preferir, pode comprar em nosso site o mini combo, com 2 livros sobre defesa da fé.

É o Combo Apologética em defesa da fé católica, com o livro “O mínimo” e o  “Deixe de ser enganado”

Clique aqui e adquira o mini combo

Finalize sua compra na Pius

Para concluir sua compra, preencha seus dados abaixo e aproveite esta promoção!

× Como posso te ajudar?