Estamos felizes e agradecidos pelas dezenas de dioceses que confiam e recomendam os livros da Pius Edições como material de formação. São diversas publicações sobre Matrimônio, Família e Defesa da Vida, que têm servido a agentes de pastoral, casais e comunidades em todo o Brasil.
Recentemente, a Diocese de Campos dos Goytacazes (RJ) também passou a incluir o livro Matrimônio: Encontro de Preparação em sua bibliografia oficial para a Catequese Matrimonial, juntamente com o livro Perguntas & Respostas sobre a Catequese Matrimonial, voltado à formação de equipes de catequistas do matrimônio.
Ter nossas publicações aprovadas e indicadas por tantos bispos, padres e equipes diocesanas é uma honra e um grande estímulo para seguirmos na missão. Afinal, a Pius Instituto e Editora é, acima de tudo, uma obra missionária.
No Decreto de Unificação da Catequese Pré-Matrimonial, assinado por Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, indica-se que os catequistas do matrimônio utilizarão, dentre outros subsídios, dois livros de catequese matrimonial da Pius Edições.
Leia, na íntegra, o decreto do bispo diocesano, Dom Roberto Francisco Paz.
Dezenas de dioceses utilizam os livros de Karina e André Parreira, publicados pela Pius
Esta é mais uma diocese que avalia e recomenda o uso do livro Matrimônio: Encontro de Preparação. O livro já preparou mais de 200 mil casais e está disponível em inglês e espanhol, pela Pius Editorial.
Dentre as incontáveis dioceses que utilizam este livro, estão a Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), Guaxupé (MG), Nova Friburgo (RJ), com publicação de decreto ou documentos similares. Hoje, é até difícil para nós enquanto editora mapear tantas dioceses usando o livro. Nossas estimativas atuais dão conta de 80 dioceses no Brasil onde o livro está presente. Fora do Brasil, com poucos meses após o lançamento do livro, diversos sacerdotes e também bispos têm mostrado excelente receptividade.
O uso deste material de forma tão ampla comprova sua fidelidade ao magistério da Igreja, sua adequação a proposta da Catequese Matrimonial e as necessidades pastorais, em todos os contextos, seja no interior ou nos grandes centros, nas pequenas ou grandes cidades. Com metodologia de encontro pronto e muito completo em seus temas, o livro Matrimônio: Encontro de Preparação tornou-se provavelmente o maior “case” de preparação para a vida matrimonial que a Igreja conhece. E os testemunhos de mudanças de vida são inúmeros, tanto da parte de candidatos ao matrimonio (noivos, coabitantes e namorados), quanto da parte dos próprios agentes de pastoral.
A edição atual do livro traz apresentação do Arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, que afirma:
“(…) Em 2019, a Arquidiocese de Ribeirão Preto adotou como catequese matrimonial o texto de André e Karina Matrimônio: Encontros de Preparação, precedido de uma Carta Pastoral. Foi a melhor decisão de nossa Igreja Particular em relação à evangelização da família. Já estamos colhendo bons frutos da aplicação desta Catequese Matrimonial.”
Outros bispos, ao recomendarem, afirmaram:
“(…) A Diocese de Guaxupé, ao considerar o ensinamento do Papa Francisco a respeito da preparação para o matrimônio, adota como conteúdo e método o livro Matrimônio: Encontros de Preparação, elaborado pelo casal André Parreira e Karina Parreira. Esse material foi elaborado a partir da vivência dos Encontros de Preparação para o Matrimônio, com o princípio de acolhimento dos noivos. A modalidade presente nesse livro está em sintonia com as orientações mais recentes da Igreja e se enquadra no documento publicado em 2022 pelo Dicastério para os Leigos e a Família, Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial. Trata-se de uma proposta simples e acessível a todas as realidades, para a qual não será necessário preparar outros formatos de instrução catequética para o sacramento do Matrimônio.” Guaxupé, 3 de junho de 2023. Dom José Lanza Neto, Bispo Diocesano.
Quer conhecer mais sobre a catequese matrimonial? Assista programa em vídeo, no Youtube, chamado Especial Catequese Matrimonial. Neste programa, os autores Karina e André Parreira transmitem seus conhecimentos e partilham suas experiências, fruto de mais de 25 anos atuando na catequese matrimonial.