Clero de Nova Friburgo-RJ aprofunda Catequese Matrimonial em seu curso anual, respondendo aos apelos do Papa Francisco e às necessidades de nossos tempos.
Nos dias 30 e 31 de julho, o professor André Parreira ministrou uma formação exclusiva ao clero da Arquidiocese de Nova Friburgo, formada por mais de 70 sacerdotes. Além dos presbíteros, a formação teve a participação dos seminaristas e de Dom Luiz Antônio Lopes Ricci.
Nestes dias de formação, foram estudados diversos documentos da Igreja sobre como devem ser desenvolvidos os trabalhos de formação dos casais dentro do itinerário Catecumenal Matrimonial. Dentre os documentos estudados estava o Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial (ICVM), documento publicado em 2022 pela Santa Sé através do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, onde a Santa Sé ressalta que a importância de que a preparação para o matrimônio seja sólida, séria e gradual, composta de três etapas: etapa remota, próxima e imediata.
Um grande destaque é dado na “Etapa Próxima”, que, conforme este novo documento, a Santa Sé pede que seja uma etapa com foco no discernimento e com duração de cerca de um ano. É nessa “Etapa Próxima” que acontecem os Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial (também chamados EPVMs), o antigo “curso de noivos”.
Diferente da ideia de curso de noivos, os EPVMs devem ser por acolhimento, ocorrendo na casa dos agentes da pastoral familiar, e devem ser uma formação longa e recheada com diversos temas, como a harmonia conjugal, administração do lar, paternidade responsável, sexualidade, abertura à vida, métodos naturais, educação dos filhos, entre outros temas. Além disso, a formação não se faz somente de formação teórica, mas também de acompanhamento dos catequistas, para que os casais intensifiquem a vida de oração e vivência mais profunda da fé, com frequência aos sacramentos e participação na vida paroquial.
Essa é mais uma formação ao clero ministrada pelo professor André Parreira, leigo e pai de 7 filhos, autor, junto com sua esposa, do livro Matrimônio: Encontros de Preparação, o guia de preparação para o matrimônio utilizado por mais de 200.000 casais de língua portuguesa. Nos últimos anos, Parreira tem ministrado diversas formações em dioceses pelo Brasil e também no exterior. Em sua maioria, são abertas a leigos e sacerdotes, mas formações exclusivas ao clero têm se tornado cada vez mais frequentes para o escritor e formador, que tem sido reconhecido internacionalmente.
Perguntas e respostas sobre a catequese matrimonial
O evento ocorreu poucas semanas após o lançamento da mais recente obra do professor André Parreira, o livro Perguntas e Respostas sobre a Catequese Matrimonial. O livro foi desenvolvido especialmente para sacerdotes e agentes de pastoral, com o objetivo de esclarecer dúvidas comuns ou temas pouco compreendidos acerca do que ensina a Igreja para o serviço pastoral de Catequese Matrimonial. É um tema emergente e que o Papa Francisco tem ressaltado sua importância. O livro é apresentado por Dom Antônio Augusto Dias Duarte, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e referencial do Leste 1 da CNBB para a Pastoral Familiar, de grande conhecimento e experiência nesta área pastoral.
Para o Papa Francisco, não se pode considerar preparação para o matrimônio três ou quatro conferências dadas em paróquia aos candidatos ao matrimônio. Em suas declarações, o pontífice já chegou a usar palavras duras, dizendo que oferecer apenas três ou quatro conferências aos casais é fingir uma preparação para o matrimônio.
Um dos instrumentos que apoia a Diocese de Nova Friburgo no atendimento dos pedidos da Igreja é o livro Matrimônio: Encontros de Preparação. A obra do casal André Parreira e Karina Parreira é um roteiro completo de 12 encontros de preparação para a vida matrimonial, formando casais de maneira sólida em um percurso completo, sério e gradual, exatamente como pede a Igreja, e acessível para que muitos casais se disponham a ser catequistas matrimoniais, com uma metodologia simples. Com o livro do casal Parreira, não ficam de fora nenhum dos temas essenciais que a Santa Sé orienta serem abordados.