E depois da catequese matrimonial, o que oferecemos aos casais até se casarem?

E depois da catequese matrimonial o que oferecemos aos casais até se casarem

Quando as paróquias ajustam a catequese matrimonial para ser realizada com adequada antecipação, pode ficar o sentimento de se estar faltando algo quando terminam os encontros da parte formativa, os Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial.

Isso acontece porque pode ser que o casal nem tenha assumido o noivado ou que sejam noivos mas com o casamento ainda distante. Aqui, é necessário ter em mente que a Igreja recomenda um trabalho mais amplo. O documento “Itinerários Catecumenais para Vida Matrimonial” nos recomenda que os casais sejam devidamente acompanhados durante todo o tempo de preparação para o Matrimônio e ainda depois, nos primeiros anos de vida matrimonial.

Ao término dos EPVM, a catequese matrimonial deve continuar com encontros formativos que podem ocorrer com menor frequência e abordar outros temas relacionados à vida matrimonial. Mas também é tempo de acompanhar os casais com interesse e amizade, promovendo momentos de oração e convívio.

“Ajude os casais a aproximarem-se da vida eclesial e a participar nela. Com delicadeza e calor humano, pode-se convidá-los a participar em momentos de oração, na Eucaristia dominical, na confissão, em retiros, mas também em momentos de festa e convivência” (ICVM, 50).

E com a proximidade da data da celebração do Matrimônio, deve ser oferecida a preparação imediata. Nela, deve-se “recordar os aspectos doutrinas, morais e espirituais […], experiências espirituais de encontro com o Senhor […] (e) “preparar para uma participação consciente e frutuosa na liturgia” (ICVM,73). É uma preparação ainda rara no país, mas que vem surgindo em algumas regiões. Não conheço experiências de verdadeiro acompanhamento na preparação imediata, mas já encontramos paróquias que oferecem retiros pré-casamentos e serviço de cerimonial voluntário, formado por pessoas da pastoral para auxiliar na preparação e durante a celebração.

Portanto, o encerramento da etapa formativa – que tem como objetivo o conhecimento para o discernimento – não significa o fim do relacionamento entre agentes/catequistas e seus casais. É necessário estar disponível e utilizar da criatividade para encontrar meios de estar sempre próximos dos casais.

Nota da editora:

Para ajudar na realização de encontros formativos adicionais na catequese matrimonial, após o término dos EPVMs, oferecemos mais encontros em nosso site, gratuitos em PDF, aqui https://www.pius.com.br/matrimonio/

Estes também podem ser utilizados no acompanhamento dos recém-casados (o setor pós-matrimonial). Mas podem, ainda, ser utilizados por todos os casais da paróquia, pois possuem temas importantíssimos, além de ser um instrumento para realização de reuniões frequentes com oração e fortalecimento de vínculos.

Finalize sua compra na Pius

Para concluir sua compra, preencha seus dados abaixo e aproveite esta promoção!

× Como posso te ajudar?