A Igreja recomenda um ano de catequese matrimonial. É verdade isso?

Sim, é verdade. Pela primeira vez na história dos documentos magisteriais sobre a Preparação para o Matrimônio, há uma indicação sobre a duração recomendada para as etapas.

E falando especificamente da catequese matrimonial (ainda conhecida como encontros e cursos de noivos), nos parágrafos 24 e 48 do documento recentemente publicado, intitulado “Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial” (ICVM), há uma expressa recomendação de que a Preparação Próxima tenha uma duração de cerca de um ano.

Para muitos, isso é uma grande surpresa ou até mesmo assustador. Percebo isso nas expressões faciais de leigos e padres quando apresento tais recomendações nos cursos de formação.

No entanto, embora a informação sobre o tempo seja nova, a ideia de uma catequese matrimonial de maior duração não é recente. Em vários documentos anteriores, a Igreja já falava em vários meses e, ao mesmo tempo, pedia que não fosse algo condensado em pouquíssimos encontros.

Veja o que diz o Papa Francisco sobre isso:

 

Há, ainda, informações de que São João Paulo II, então bispo Karol Wojtyla, já promovia a preparação para o Matrimônio com acompanhamento de casais por um ano, na Cracóvia. E isso em 1967!

Mas fica a pergunta: isso significa um ano de encontros formais de catequese? Não exatamente.

O novo documento da Santa Sé sugere a combinação de momentos formativos (os quais comento aqui: https://www.pius.com.br/o-que-e-essencial-na-catequese-matrimonial/) e momentos de integração na vida eclesial. Esta combinação é o que constitui a ideia de catecumenato. Além dos momentos formativos, que podem ser cumpridos em alguns meses, espera-se que a parte vivencial seja responsável por completar esse tempo estimado de um ano. É o tempo para despertar os casais para a vida de oração e o sentimento de pertencimento e envolvimento eclesial. “Os casais devem ser gradualmente inseridos na oração cristã – individual, comunitária e de casal” (ICVM, 49).

Assim, quando a Igreja fala em um ano, não se refere necessariamente a um extenso curso de formação. A menção é sobre um ano de acompanhamento e proximidade, mesmo que os encontros formativos sejam realizados em menos tempo, como encontros mensais, quinzenais ou de qualquer outra frequência.

No entanto, para que os casais se aproximem da paróquia a tempo de cumprir um ano da etapa próxima (além de mais alguns meses da etapa imediata), é necessário o trabalho de uma espécie de “transformação cultural”, para que a busca pela catequese matrimonial anteceda a decisão de se casar e, obviamente, de assumir o noivado. É necessário realizar uma divulgação ampla e conversar com todos os movimentos e pastorais, recomendando aos casais com os quais tiverem contato que vejam na catequese matrimonial um suporte para amadurecer o relacionamento e permitir um verdadeiro discernimento.

Conheça o Livro com 12 Encontros para Catequese Matrimonial. O material mais bem testado para preparação matrimonial e com Encontros Prontos para serem aplicados.

Finalize sua compra na Pius

Para concluir sua compra, preencha seus dados abaixo e aproveite esta promoção!

× Como posso te ajudar?